sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Violência Não


Qualquer tipo de violência contra seres humanos e animais é abominável. É sabido que a raiz da violência é a ignorância, pois é ela que torna o coração do ser humano duro. Não se trata da ignorância do saber formal, este que também é importante, mas sim da igorância do saber espiritual.

As crises sempre trazem em seu bojo uma considerável dose de violência, inclusive a violência ideológica de que tudo se resolve com a utilização da força. Entristece saber que 18 grevistas foram mortos pela polícia na África do Sul ontem. Enfim, a violência que vivenciamos nesse início de século, são os últimos resquícios da violência ideológica que imperou no mundo bipolar do século passado.

Sem dúvida uma nova ordem política, econômica e social será estabelecida "pós-crise global" (pós 2017). Até lá vamos presenciar o aumento das diversas formas de violência. Contudo, a violência não prosperará, pois nunca foi um remédio. Sempre foi sim veneno. E a humanidade, em sua longa jornada no tempo, sempre encontrou "saídas e remédios para as crises". Por isso a humanidade sempre prospera, embora lentamente. E foi assim que os "humanos" sairam das cavernas. @pjvalente

Nenhum comentário:

Postar um comentário