sábado, 25 de agosto de 2012

George Soros: Pensamentos reveladores do bilionário capitalista

   George Soros está sempre consciente das transformações mundiais e por isso é sempre bom saber o que ele pensa. Mas afinal quem é ele?
   Soros é um investidor inteligente e ousado com 81 anos, que foi capaz de ganhar US$ 1 bilhão de dólares em apenas um único dia, apostando contra o banco da Inglaterra. Ele assemelha-se ao rei Midas, pois todo negócio que ele toca se “transforma” em ouro puro.
   Em uma entrevista para a Der Spiegel / Estadao de 20.02.2012, intitulada “Angela Merkel está conduzindo a Europa na Direção Errada”, Soros revelou, ao final da entrevista, alguns pensamentos seus que dão a dimensão das transformações do mundo capitalista atual, conforme mencionei no e-book O Sociocapitalismo. Transformações estas que a mídia corporativa corrompida insiste em ignorar.
Vejamos as perguntas finais da entrevista, com posteriores comentários meus.
   “O Sr. Concorda com a proposta do Ocupe Wall Street, entre outros, de que pessoas ricas como o Sr. deveriam pagar altos impostos?
    “Sim. Além disso, não defendo os republicanos que querem me poupar dos pagamentos dos Impostos.”
   Soros sabe que a permanência da política que minimiza os pagamentos de impostos da classe rica americana, como defendem os republicanos, levará o caos aos EUA. O tesouro, o cidadão e o mundo dos negócios perderão sofrerão muito com a insistência de políticas insanas como essa. Na verdade George Soros não quer que matem a galinha dos ovos de ouro que é a América; e ele está correto. Como investidor atento aos bons negócios, Soros sabe também que os republicanos insistem no armamentismo exacerbado, que é um dos causadores do enorme déficit do tesouro americano. Por isso Soros quer distância das políticas suicidas que os republicanos pregam.
   “Se apóia a cobrança de impostos mais altos, por que não paga mais impostos em vez de destinar o dinheiro á sua fundação”?
“   O Motivo é o fato de eu acreditar que minha fundação administra o dinheiro melhor do que o governo. Seja como for eu pago os meus impostos”.
Soros tem razão. E isso transcende a esfera econômica. Trata-se de um grande e urgente problema político que precisa ser resolvido. Pois os governos, inclusive os dos países mais avançados do mundo, precisam administrar o dinheiro do povo com melhor eficiência, eficácia e transparência. Neste contexto, é necessário combater sem trégua a corrupção e seus inevitáveis custos sociais e econômicos; e isso só será feito com avanços na “democracia representativa”, tornando-a uma “democracia direta”; na qual o povo poderá exercer de fato o seu poder nas questões estratégicas do país. Só assim o mundo terá um progresso econômico e social justo, sustentável e pacífico.
  www.slideshare.net/pjvalente

Nenhum comentário:

Postar um comentário