sábado, 13 de julho de 2013

A Política e a miopia dos políticos atuais

   A "arte" da política compreende basicamente três áreas: 1) Conquistar o poder (e o dinheiro que ele agrega), 2) Manter o poder (e o dinheiro que ele está agregando) e 3) A Política como planos de governo que satisfaçam as as expectativas e os interesses do povo ( o verdadeiro dono do poder), com qualidade e a custos compatíveis com os recursos da nação, e com sustentabilidade ambiental e social.
   Lamentavelmente, muitos políticos brasileiros que só olham para o próprio umbigo estão divorciados da realidade do povo brasileiro e das mensagens que as ruas estão trazendo. Isso acontece porque eles só se preocupam com a primeira e a segunda área que compreendem a política. E negligenciam o que realmente interessa ao povo - ou seja, a área 3 mencionada acima. Este políticos que estão sendo obsoletados pela história atual, estão tão perdidos que não compreendem como os jovens da internet monopolizaram tanta gente nas manifestações independentemente dos partidos políticos e dos sindicatos que orbitam seus interesses obscuros.  E eles sabem que esse fenômenos social lhe custará caro em termos de eleição ou reeleição.
   Os políticos jovens, idealistas e antenados com os anseios da rua certamente irão reclamar avanços na democracia representativa para levá-la ao patamar da democracia direta suiça, que é o top do modêlo democrático mundial. Estes jovens, a quem nutro grande admiração e para quem tenho sempre em mente ao escrever, serão os "novos donos" do poder; avalizados do povo, é claro. E neste caso os atuais políticos obsoletadas já serão páginas viradas da história. Eu mesmo conheço muitos desse zumbis políticos. Que Deus tenha piedade deles, são cegos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário