domingo, 23 de junho de 2013

A REVOLUÇÃO DOS JOVENS BRASILEIROS - Algo em comum com o Mundo


Num olhar mais profundo percebe-se que a "revolução brasileira das ruas" não está descolada do resto do mundo, em que pese algumas solicitações pontuais daqueles que protestaram. É evidente que a dita 
"democracia representativa" - aquela que você vota para que os políticos eleitos possam te representar, está falida.


Na verdade a democracia direta está falida não só no Brasil, mas também no restante do mundo civilizado. E não escapa nem os EUA, que agora tem no governo Obama ações antidemocráticas respaldadas na "democracia representativa", como o uso de drones que estão matando civis e crianças em países estrangeiros. Que espiona indistintamente o povo da internet com uma empresa particular (que tem fins lucrativos) com um software espião denominado Prism. Com a manutenção da prisão ilegal de Guantánamo, onde prisioneiros estão mantidos em condições degradantes por muitos anos e sem julgamento a que todo cidadão tem direito.

E esse tipo de democracia que nos transforma em tutelados está com os dias contados. Pois os povo, o verdadeiro detentor do poder, não irá mais querer que os políticos os representem em todos os assunto indistintamente.

Há alguns, os de cunho estratégicos como declaração de guerra, criação de impostos, ou que envolvem ética como experiências com embriões humanos (células tronco), entre outros, que devem ser decidido pelo povo em plebiscitos. A copa do mundo no Brasil por exemplo, é um desses assuntos estratégico, polêmico e custoso, que por isso povo deveria ter decidido em plebiscito. A esse tipo de democracia, a qual a Suiça e outros países civilizados chama-se democracia direta (para alguns democracia participativa). Como a internet terá grande influência e participação, entendo que ela deva chamar-se e-democracia direta. E é com essa denominação que eu abordo a revolução que a e-democracia direta terá nesse século para uma humanidade mais próspera e justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário