sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Global Trends 2030 – Um Mundo sem Potência Hegemônica



O Conselho de Inteligência Nacional dos EUA publicou em dezembro de 2012, um relatório denominado – “Global Trends 2030: Alternative Worlds”. Tal relatório prevê com prognósticos bem documentados, “um mundo em que nenhum país será uma potência hegemônica”. Fico feliz ao ter conhecimento de que o “Conselho de Inteligência Nacional” confirmou o que escrevi no livro “O Sociocapitalismo - por um Mundo Melhor.

É interessante saber que o Conselho de Inteligência Nacional em seu relatório, chegou a algumas conclusões semelhantes às minhas, embora não todas. Convém ressaltar algumas:

- Uma nova era de democratização mundial.

- Compartilhamento do poder global com outras potências emergentes.

- Os novos desafios globais: clima, terrorismo internacional, mundo cibernético, e doenças transmissíveis, regulamentação financeira, entre outros.

- O Poder Inteligente de uma Nova ONU com Conselho de Segurança ampliado.

Todavia, o relatório do Conselho de Inteligência Nacional é inconclusivo se os cenários em 2030 serão benignos ou malignos. Acreditando que isso dependerá das estratégias políticas que adotarmos hoje.

O meu livro tem uma visão positiva quanto a essa questão. Pois acredito que o mundo será muito melhor em 2030 do que jamais foi, e fundamento os motivos. Um dos principais é que a história comprova: a humanidade sempre soube superar seus obstáculos, quando foi posta em cheque.

A crise global que vivemos atualmente é diferente de todas as outras que o capitalismo já teve. E para solucioná-la o mundo precisará de muita cooperação entre todos os países, em um mundo sem hegemonia. E isso levará o mundo a uma nova ordem política, econômica e social, quando a crise terminar. Será um mundo pós-capitalista e pós-socialista de mercado, que Peter Drucker vislumbrou: O Sociocapitalismo.

Daí a importância de se ler o livro O Sociocapitalismo – por um Mundo Melhor. Disponível gratuitamente no site: www.slideshare.net/pjvalente/o-sociocapitalismo.

@pjvalente

Fonte: Artigo “O Mundo em 2030” de Joseph NYE do Project Syndicate,
publicado no Jornal O Estado de São Paulo de 11.01.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário