terça-feira, 27 de novembro de 2012

Corrupção a Chaga Mundial


A corrupção não respeita limites. Ela transcende partidos, poderes, estados e países.

Por isso a corrupção, tão antiga quanto a humanidade, é uma chaga mundial que precisa ser eliminada. E eu já comentei isso anteriormente no e-book - O Sociocapitalismo, por um Mundo Melhor.

A corrupção é poderosa, pois drena vidas, dinheiro e esperança, principalmente das pessoas mais pobres.

Muitos brasileiros acham que o Brasil é o país campeão da corrução e que os países desenvolvidos estão livres deste mal. Mas isso é pura ilusão. A corrupção possui inúmeras facetas e algumas dela nem envolve dinheiro diretamente. Por isso a pior das corrupções é a corrupção de valores. E essa corrupção fica explicita quando analisada a luz da história: os crimes nazistas, o terrorismo do tipo “Bin Laden”, os crimes de Estado, como os que cometem o governo de Israel contra os palestinos.

É em razão da corrupção de valores e de suas podres políticas, que são praticadas por “caciques políticos” militarizados, é que se construíram os “muros da vergonha” de Berlin, da fronteira Estado Unidos com o México e o de Israel; que assim usurpa terras palestinas e promove o caos na Terra Santa. No entanto, o mundo, como proclama o presidente Obama, precisa de pontes e não de muros.

E a coisa não para por ai. A manutenção da prisão de Guantánamo é uma corrupção dos valores de liberdade, que o povo americano tanto estima.

A corrupção chegou a um nível tão expressivo, que até países tirânicos de partido único como a China, tem em sua agenda, o combate a esse mal. Pois, segundo os figurões do partido incluindo Xi Jinping, se ela não for combatida com eficácia o Estado chinês será levado a ruina.

A corrupção de valores e a ganância levaram os Estados Unidos a duas guerras equivocadas (Iraque e Afeganistão), que continuam drenando sangue e riqueza do povo americano. A corrupção também levou os EUA a entrar numa grave crise financeira, que extrapolou suas fronteiras contaminando o mundo todo. O lado bom da história é que a tal crise mudará a face do capitalismo como o conhecemos para sempre e para melhor.

A crise da Europa também é fruto da gananciosa corrupção de valores. E ela está trazendo de volta nocivas ideologias radicais: nazismo e xenofobia.

O tráfico de armas, de drogas, de crianças e órgãos; as “guerras coloniais” da África e de outros continentes, também são subprodutos da corrupção. Que envolvem diversos país e interesses corrompidos.

Enfim, a corrupção está globalizada e transformou-se assim, em um monstro que a todos ameaça: a terceira guerra mundial.

Por isso os principais líderes mundiais, incluindo o Papa, já a incluíram em suas agendas o combate da corrupção. O século 21 não será uma repetição do século 20, que foi tolerante com ela, e com as tiranias que as alimentavam. A crise mundial que estamos assistindo é o resultado expressivo da corrupção de valores que vigorou até então. Deste, modo sem combater a corrupção, qualquer que seja ela, será impossível o mundo sair da crise que se meteu e tomar um rumo de progresso com justiça social. E esse é o principal desafio da humanidade. Digo que sou otimista quanto a isso. Pois a luz da história nos mostra que a humanidade sempre soube superar seus grandes desafios.

@pjvalente

Nenhum comentário:

Postar um comentário