segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BRASIL - A REAL SITUAÇÃO DA ECONOMIA


Boa parte da mídia brasileira tem abusado de artigos pessimistas sobre a nossa economia, com a intenção de obter ganhos políticos de seu interesse. Principalmente em ano eleitoral como esse. Isso torna difícil para o cidadão comum, obter notícias econômicas confiáveis, isentas das manipulações midiáticas, ao estilo do extinto jornal britânico "News of the Word".

Em todo caso, boas informações existem, mas sempre é bom pesquisá-las em variadas fontes, e a internet facilita isso. É também importante ter em mente que um bom artigo de economia, precisa ser coerente e sobretudo ser escrito por economistas. Existem muitas pessoas escrevendo sobre economia na imprensa, mas muitas delas nunca estudaram a matéria de fato. São leigos a quem considero "analistas cegos".

Vejamos então uma opinião, que considero realista e coerente, sobre a situação conjuntural da nossa economia, a despeito do pessimismo midiático.

"A despeito de o crescimento do PIB caminhar para se situar em apenas 2% ao ano no biênio 2011/12, a economia brasileira tem toda a capacidade de voltar a crescer em um ritmo de 4% ao ano nos próximos anos - já neste semestre deveremos ter expansão nessa velocidade. E a capacidade de sustentar esse ritmo (ou eventualmente um pouco mais) foi reforçada por uma série de políticas tomadas ao longo do últimos meses".

Fonte: Artigo "Desaceleração em 2011 e 2012 é estrutural ou conjuntural?, de Bráulio Borges - economista-chefe da LCA Consultores, que foi publicado no jornal Folha de São Paulo de 01.09.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário