domingo, 29 de janeiro de 2012

Capitalismo sem rumo?

   Este é o título do artigo da jornalista Sueli Caldas, publicado dia 29.01.2012 no jornal O Estado de São Paulo.  Sueli inicia o artigo escrevendo: " Com a elite de governos mais prestigiados do mundo reunidos em Davos, o Fórum Econômico Mundial discutiu, há dias, saída para a ameaça de fracasso do capitalismo como sistema econômico. Mais adiante ela menciona: "...a revista Times cuidou de organizar um debate em Davos sobre a reinvenção do capitalismo.  Convidou pensadores brilhantes, empresários experientes e uma sindicalista para debater o tema, esperando respostas que recolocassem o capitalismo na direção do hormem, do equilíbrio social no mundo, do bem-setar das pessoas, da redução das desigualdades, do freio à ambição desenfreada e antídotos para a fobia por dinheiro".

Sueli faz a seguinte constatação: "...os debatedores se limitaram a constatar os problemas da crise do capitalismo, mas raros propuseram saídas". 

E ela finalizou seu artigo escrevendo: "...As notícias que vem de Davos indicam um debate sem rumo. Estaria o capitalismo começando a viver a crise do socialismo dos anos 70/80?"

   Fico feliz em verificar que mesmo as mídias mais tradicionais como o jornal O Estado de São Paulo e a revista Times agora reconhecem, embora tardiamente,  que o capitalismo está em sérias dificuldades.
   Hoje publiquei o e-book O Sociocapitalismo - por um Mundo Melhor, traduzido para o inglês. Que eu saiba  é o primeiro  livro a tratar a crise global como uma ruptura no sistema capitalista. Contrariando aqueles economistas que previam que a crise seria passageira, como as anteriores do sistema capitalista. Eu fui mais além, apresentei propostas sérias de como essa crise global será debelada,  e também mencionei o advento   do pós-capitalismo quando ela terminar. Que nas palavras de Peter Drucher é o sociocapitalismo. Descrevendo-o com detalhes.

Isso tudo pode ser comprovado nos escritos do O Sociocapitalismo, um livro histórico, disponível gratuitamente no site: www.slideshare.net/pjvalente/the-sociocapitalism

Nenhum comentário:

Postar um comentário