Quando iniciei minha busca espiritual para o sentido da vida e a nossa missão terrena, procurei ler e estudar diversas religiões. Não para ser um doutor das leis sagradas, um mestre no assunto, mas procurei saber o suficiente para entender o mundo atual que vivo e a mim mesmo.
Nessa jornada em busca do conhecimento espiritual, tive a felicidade de ler diversos escritos do Dalai-Lama; principalmente o livro "Liberdade para o Tibete". Para minha surpresa descobri que o Dalai-Lama, a quem tenho enorme apreço, possui muitas idéias políticas e econômicas semelhantes às minhas.
Nestes texto, citarei algumas frases do Dalai-Lama, que compartilho, e que de alguma forma retratam direta ou indiretamente o que escrevi no O Sociocapitalismo - por um Mundo Melhor:
"China vai ter de acompanhar a direção geral do mundo, de modo que, a lingo prazo não há como ela escapar da verdade, da justiça e da liberdade".
"Se dermos, no entanto, ênfase exagerada à ciência e à tecnologia, corremos o perigo de perder contato com aqueles aspectos do humano que levam à honestidade e ao altruísmo. Tecnologia e ciência, embora capazes de gerar imensurável conforto material, não podem substituir aqueles antigos valores de ordem espiritual e humanitária, que moldaram largamente a civilização do mundo em todas as suas modalidades nacionais, tais como a conhecemos hoje".
"O humanitarismo universal é essencial para resolve problemas globais".
"Todas as antigas religiões, qualquer que seja a ideologia de cada uma, pregam o amor ao próximo, a concórdia e a paz mundial".
"Todo indivíduo tem responsabilidade universal de moldar instituições que sirvam às necessidades humanas"
"A compaixão é o pilar da Paz Mundial".
"Todas as religiões hoje existentes são necessárias para enriquecer a experiência humana e as civilizações do Mundo".
"Democracia moderna se funda no princípio de que todos os seres humanos são essencialmente iguais, que cada um de nós tem direito a liberdade."
Finalmente escrevo a citação abaixo que acho muito apropriada para o contexto mundial:
"Chegou a hora, então, em que os líderes do mundo devem transcender as diferença de raça, cultura, ideologia para se verem com outros olhos que reconheça a humanidade comum a todos. Fazer isso beneficiará indivíduos, comunidades e o próprio mundo".
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário