sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Irã pode ter artefatos nuclear - eu não pago para ver

O secretário americano da Defesa, Leon Panetta, considera que há uma "forte probabilidade" de que Israel realize uma intervenção militar na primavera contra instalações nucleares do Irã, Conforme editorial do Washington Post de 02.02.2012.


Em outubro, saiu na imprensa israelense que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, eram favoráveis à realização de ataques contra o Irã, mas que o exército e os serviços de inteligência, entre eles o Mossad, se opunham.

Considero que o exército e os serviços de inteligência de Israel, estão agindo com inteligência e prudência na questão. Primeiro eles sabem que Ehud Barak e Netanyahu estão agindo politicamente para desviar a atenção do mundo e no povo israelense sobre a ocupação ilegal da Palestina pelos israelenses, e tentam prorrogar indefinidamente o a ocupação, inviabilizando a soberania da Palestina que a ONU é favorável.

Segundo, o ataque israelense não impedirá o Irã fabricar artefatos nucleares, ao contrário, reforçaria sua disposição em fazê-lo. Terceiro, haveria forte retaliação por parte do Irã a Israel. E essa retaliação poderia ser nuclear. Pois, apesar do Irã ainda não fabricar bombas nucleares, é possível que o Irã já tenha artefatos táticos nucleares. Essa é uma questão-chave que pode levar a uma guerra regional nuclear inconveniente para o mundo.

Tempos atrás, quando a ex-URSS se desintegrava, e isso saiu na imprensa mundial, o general russo Lebed informou que havia sumido mais de oitenta maletas nucleares, dos arsenais russo situados nas “repúblicas mulçulmanas” integrantes do bloco. Havia sumido se não me engano, 86 das 112 maletas existentes; parecidas com aquelas que os executivos portam. Mas tem uma diferença, elas explodem e podem causar enorme destruição em um raio de 5 quilômetros.

As maletas atômicas foi uma forma barata e inteligente que a Ex-URSS, achou para fazer frente ao projeto armamentista do ex-presiente Reagan denominado Guerra das Estrelas. A idéia central do projeto americano era um sistema defensivo que destruiria mísseis soviéticos em pleno espaço que porventura se dirigissem ao EUA, com raio laser de alta energia.

Como os EUA vigiariam o espaço com esse sistema avançado de detecção e destruição, os soviéticos poderiam burlá-lo, implantado essa maletas poderosas em locais chaves dos EUA. Tenho dúvida se eles já não o fizeram.

Até hoje essas maletas que sumiram nas “repúblicas muçulmanas da ex-URSS” não foram encontradas, que eu saiba. Creio que se terroristas que a tivessem roubado, eles já as teriam usado. Concluo então que elas estão de posse de algum país rico, com dinheiro suficiente para adquiri-las no mercado negro da corrupção russa na época.

Sendo assim, o secretário Panetta está agindo como um verdadeiro pateta, ao não fazer pressão suficiente em Netanyahu, sabidamente um criminoso que comete terrorismo de estado contra o povo palestino. E isso pode levar o mundo a uma terceira guerra mundial.

Espero que o mencionado ataque de Israel ao Irã, seja apenas um blefe da direita incendiária israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário