sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Global Trends 2030 – Um Mundo sem Potência Hegemônica
O Conselho de Inteligência Nacional dos EUA publicou em dezembro de 2012, um relatório denominado – “Global Trends 2030: Alternative Worlds”. Tal relatório prevê com prognósticos bem documentados, “um mundo em que nenhum país será uma potência hegemônica”. Fico feliz ao ter conhecimento de que o “Conselho de Inteligência Nacional” confirmou o que escrevi no livro “O Sociocapitalismo - por um Mundo Melhor.
É interessante saber que o Conselho de Inteligência Nacional em seu relatório, chegou a algumas conclusões semelhantes às minhas, embora não todas. Convém ressaltar algumas:
- Uma nova era de democratização mundial.
- Compartilhamento do poder global com outras potências emergentes.
- Os novos desafios globais: clima, terrorismo internacional, mundo cibernético, e doenças transmissíveis, regulamentação financeira, entre outros.
- O Poder Inteligente de uma Nova ONU com Conselho de Segurança ampliado.
Todavia, o relatório do Conselho de Inteligência Nacional é inconclusivo se os cenários em 2030 serão benignos ou malignos. Acreditando que isso dependerá das estratégias políticas que adotarmos hoje.
O meu livro tem uma visão positiva quanto a essa questão. Pois acredito que o mundo será muito melhor em 2030 do que jamais foi, e fundamento os motivos. Um dos principais é que a história comprova: a humanidade sempre soube superar seus obstáculos, quando foi posta em cheque.
A crise global que vivemos atualmente é diferente de todas as outras que o capitalismo já teve. E para solucioná-la o mundo precisará de muita cooperação entre todos os países, em um mundo sem hegemonia. E isso levará o mundo a uma nova ordem política, econômica e social, quando a crise terminar. Será um mundo pós-capitalista e pós-socialista de mercado, que Peter Drucker vislumbrou: O Sociocapitalismo.
Daí a importância de se ler o livro O Sociocapitalismo – por um Mundo Melhor. Disponível gratuitamente no site: www.slideshare.net/pjvalente/o-sociocapitalismo.
@pjvalente
Fonte: Artigo “O Mundo em 2030” de Joseph NYE do Project Syndicate,
publicado no Jornal O Estado de São Paulo de 11.01.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário